Menu Semanal – vol. 84

Menu SemanalPhoto by Jess Watters on Unsplash

Vou *tentar*, todas as semanas (idealmente às Sextas para terem tempo de ir às compras para a semana seguinte) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!

A Salomé continua a ser uma paz de alma que até nos deixa dormir razoavelmente bem e fazer coisas de adultos tipo cozinhar e tomar duche.

Esta semana gostava de experimentar fazer umas bolachas daquelas recheadas com um camada gelatinosa de laranja ou framboesa e cobertas de chocolate.

E ando de olho em fondue de queijo vegan, apesar de nunca ter comido o original. Mas eu gosto de tudo o que seja estilo petisco, portanto tenho de por mãos à obra.

Segunda: Beringelas Panadas com arroz de feijão

Terça: Caril com arroz basmati e naans

Quarta: Pleurotos Grelhados com quinoa e esparregado

Quinta: Creme de Brócolos e scones

Sexta: Cannellonis de espinafres e tofu

Sábado/Domingo: restos da semana; take away, pizza, mais congelados.

Podem sempre seguir o meu álbum de receitas vegan no Pinterest, onde vou coleccionando ideias para experimentar.

Para seguir este blog basta preencher o endereço de e-mail na coluna do lado direito, mesmo abaixo da aplicação do Goodreads. Recebem um e-mail cada vez que eu publicar um novo post.Ou, se quiserem ser modernos, podem seguir a página A Espuma dos Dias no Facebook ou o meu Instagram (desde que não estejam a contar com fotos muito artísticas; publico maioritariamente no Stories vídeos da comida que faço e das palhaçadas do Simão).

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Menu Semanal – vol. 83

Menu SemanalPhoto by Jess Watters on Unsplash

Vou *tentar*, todas as semanas (idealmente às Sextas para terem tempo de ir às compras para a semana seguinte) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!

Ao fim de 41 semanas in utero, a Salomé nasceu a dia 31 de Maio. Foi um parto rápido e tranquilo, apesar de alguma ansiedade inicial por ter sido uma indução. Um destes dias escrevo aqui a história toda.

Entretanto, andamos a comer coisas rápidas e simples, alguns congelados e na segunda vamos tentar a primeira saída a 4 para almoçar fora =D

Segunda: Vamos almoçar fora, naquela roulote de hambúrgueres veganos que há na Feira do Livro

Terça: Pataniscas de grão com arroz de tomate

Quarta: Feijoada

Quinta: Esparguete à Bolonhesa

Sexta: Creme de coentros com pão de alho 

Sábado/Domingo: restos da semana; take away, pizza, mais congelados.

Podem sempre seguir o meu álbum de receitas vegan no Pinterest, onde vou coleccionando ideias para experimentar.

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Menu Semanal – vol. 82

Menu SemanalPhoto by Jess Watters on Unsplash

Vou *tentar*, todas as semanas (idealmente às Sextas para terem tempo de ir às compras para a semana seguinte) partilhar a nossa ementa semanal. Como já devem ter lido há uns posts atrás, nós planeamos o que vamos comer durante a semana. Facilita os dias, facilita as compras e conserva a sanidade mental. Portanto vou começar a publicar no Stories do IG uma foto com o nosso menu (esta parte é quase garantida) e depois escrevo um post mais detalhado com links para receitas (esta parte é que pode não correr como o previsto). Não tenho todas as receitas que faço publicadas, portanto isto vai ser um trabalho a longo prazo. Mas mesmo sem as receitas, ficam as sugestões de menus 100% vegetarianos. E estou aberta a sugestões!

Chegámos hoje às 40 semanas e eu nunca pensei que um segundo filho fosse ficar mais tempo in utero que um primeiro. Mas é o que é, e ando para aqui a arrastar-me e a planear as refeições da semana que vem assumindo que o bebé irá nascer nos próximos 2 ou 3 dias (pleeaaase, já mal me consigo levantar da cama).

Segunda: Almôndegas de Seitan e chouriço com puré de batata

Terça: Croquetes de alheira com massa e esparregado

Quarta: Caldo Verde com broa

Quinta: Panados (do Aldi) com Quinoa

Sexta: Rolo de Seitan com batata e espargos no forno

Sábado/Domingo: restos da semana; take away, pizza, mais congelados.

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Menu Semanal – vol. 81

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Chegámos hoje às 37 semanas, portanto a partir de agora temos um bebé de termo completo que pode nascer quando quiser (não que os bebés estejam muito preocupados com o calendário; frequentemente chegam antes ou depois do que deveria ser…). Eu cá ando a arrastar-me o melhor possível e a acabar as coisas da minha lista de afazeres (tipo, pintar o hall de entrada, tarefa que era para ter sido feita antes do Simão nascer…). Está calor, portanto só apetece comer coisas que não impliquem muito tempo ao colada ao fogão. A excepção desta semana é um risotto, onde têm mesmo de estar colados ao fogão, mas é o que me apetece comer, portanto não há discussão possível.

Segunda: Massa com pesto

Terça: Cogumelos à Bulhão Pato com broa de milho (uso pleurotos e sigo a receita da Gabriela Oliveira)

Quarta: Cachorro quente com batata doce (salsichas do Aldi)

Quinta: Risotto de Cogumelos

Sexta: Sopa de abóbora com gengibre

Sábado/Domingo: restos da semana; talvez uns rissois que ainda tenho ali congelados

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Menu Semanal – vol. 80

Menu Semanal-2

Photo by Jess Watters on Unsplash

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Estou na recta final desta coisa de gestar um ser humano e só quero comer hidratos de carbono (e, curiosamente, fruta, o que suponho que que seja bom). Infelizmente o espaço  que a evolução designou para o estômago está a ser ocupado pelo o espaço que  a mesma evolução designou para a criaturinha em crescimento e eu acho que há aqui alguma coisa que não foi bem pensada…. azia 24h por dia, que felizmente ainda vai sendo amansada com bicarbonato de sódio.

Segunda: Esparguete à Carbonara –  fiz uma vez com shitake e ficou delicioso, temos de repetir a proeza

Terça: Gaspacho

Quarta: Beringelas Panadas com Arroz de feijão

Quinta: Lasanha, ainda não decidi qual, mas não há como errar

Sexta: Quiche de Tofu e Alho Francês

Sábado/Domingo: restos da semana; estou com vontade de abrir um livro de receitas e experimentar umas coisas novas

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Menu Semanal – vol. 79

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O Seitan à Pequim da semana passada ficou fenomenal!

Será que já há espargos esta semana? Geralmente a época só começa em Maio, mas eu estou com tanta vontade de comê-los que estou capaz de comprá-los já, a peso de ouro e um bocado fora de estação.

 

Segunda: Caril de legumes com arroz basmati e naans

Terça: Chau-min de legumes

Quarta: Almôndegas de okara (hiiii não faço isto há tanto tempo….) com puré de batata e esparregado

Quinta: Bife Wellington com batatas assadas (será desta que eu tiro uma foto ANTES de comermos para partilhar no blog?)

Sexta: fora

Sábado/Domingo: restos da semana; para o Domingo de Páscoa estaremos com família e o meu plano é: hummus, migas de couve e feijão frade, croquetes de alheira, folar e mousse de morango.

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Massa com Pesto

Massa com Pesto

Mesmo as pessoas que gostam de cozinhar e que desfrutam genuinamente de passar uma tarde na cozinha a fazer coisas precisam de ter umas receitas no seu repertório que sejam rápidas. Tipo, Jamie-Oliver-refeições-em-15-minutos (se nunca viram esse programa, aconselho, dá para tirar umas ideias giras mesmo quando ele faz carne/peixe).

Isso, a juntar ao facto de no Verão só apetecer comer coisas frias ou à temperatura ambiente, e este prato vai sem dúvida ser um favorito na mesa de quem o experimentar.

Começamos por pôr a água a ferver, com sal, azeite e um dente de alho, para cozinhar a massa. Aconselho macarrão largo riscado, espirais, lacinhos ou qualquer formato que permita a massa segurar bem o molho. Massas largas e lisas tipo talharim ou meadas não funcionam muito bem nisto. O resto da receita faz-se enquanto a massa coze.

Basicamente é fazer um pesto (atenção, o pesto tradicionalmente leva parmesão, o que não só é queijo – duh – como o original DOP é coalhado com uma enzima retirada do estômago dos vitelos, portanto nem sequer é lacto-vegetariano). Podem ver aqui como fazer pesto&parmesão 100% vegetarianos. Depois, tostar uns pinhões numa frigideira anti-aderente e cortar uns tomates e misturar tudo na massa quando estiver pronta! Tchan-ran!

Geralmente faço massa suficiente para 4 refeições, uso 50gr. de pinhões, o equivalente a uma cuvete de tomates cherry (melhor se comprarem sem a cuvete com sacos de rede) e diluo o pesto que está no link com azeite extra.

Claro que podem variar e/ou acrescentar. Em vez de tomates frescos, tomates secos são óptimos. Uns pleurotos grelhados. Esmigalhar um abacate e misturar ao pesto. Mas assim como está, é um prato de demora literalmente o tempo de cozer a massa, assumindo que têm sempre parmesão no frigorífico (e depois de experimentarem e provarem, garanto-vos que vão querer ter; transforma qualquer prato de massa e risotto numa coisa de outro mundo).

Servir à temperatura ambiente com parmesão extra para polvilhar.

Boa Semana!

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